Notícias

  • Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Probaby informa: como tratar e prevenir a gastroenterite.
gastroenterite

Probaby informa: como tratar e prevenir a gastroenterite.

Por Probaby 28 jun 2017

Um dia normal se não fosse por seu filho acordar com diarreia, vômito e falta de apetite. Esses são os principais sintomas da gastroenterite, uma infecção que afeta o estômago e intestino. Quando não tratada com rapidez, pode levar à desidratação e desnutrição em bebês e crianças. Mães e pais, saibam mais sobre a gastroenterite e procurem seu pediatra assim que observarem os primeiros sintomas. Para prevenir infecções virais, mantenham a vacinação de seu filho em dia.

 

Causa Nas infecções virais, o principal transmissor é o rotavirus que se propaga pela via oral-fecal (vômitos e fezes), pelo contato com pessoas, água, alimentos, brinquedos e utensílios contaminados.

Outros sintomas A criança também pode apresentar febre, dor de cabeça e cólicas. Em casos graves ocorre perda de peso, boca seca, muita sede e diminuição do volume da urina.

Tratamento O fundamental é manter a criança hidratada. Em casos leves de desidratação, o soro caseiro contribui para repor a água e sais minerais perdidos nos vômitos e nas evacuações. Em bebês, o aleitamento materno deve ser mantido de acordo com as orientações médicas.

Vacinação Há duas vacinas licenciadas no Brasil: monovalente e pentavalente. A diferença é que a pentavalente protege a criança contra cinco tipos de rotavírus. Recomenda-se dar a vacina monovalente em duas doses, aos dois e quatro meses de idade. Já a pentavalente deve ser dada em três doses, aos dois, quatro e seis meses. Ambas as vacinas podem ser administradas no mesmo momento de outras vacinas indicadas para a idade.

Recomendações Lave as mãos com cuidado e frequência durante todo o dia; priorize uma alimentação natural, a base de frutas e verduras da estação, e com bastante líquido, especialmente durante o verão. Para bebês, com até seis meses o aleitamento materno deve ser exclusivo. Mantenham limpos e desinfetados os utensílios e roupas da criança; use água tratada para beber e preparar alimentos antes de serem ingeridos e higienize bem frutas e legumes crus.