Notícias

  • Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • PROBABY ALERTA: Doenças respiratórias nas crianças
doença respiratória

PROBABY ALERTA: Doenças respiratórias nas crianças

Por Probaby 24 mar 2017

Mães e pais, redobrem a atenção com a saúde de bebês e crianças. Mudanças de temperatura provocam casos de doenças e infecções respiratórias. Ao perceberem os sintomas, procure atendimento especializado.

Para diferenciar gripe e resfriado, é importante atentar para a intensidade e duração dos sintomas. Geralmente a gripe dura de três a cinco dias ou mais e o resfriado, de dois a quatro dias.

Diferente da gripe, as alergias respiratórias não dão febre e não alteram o apetite da criança.

Três em cada quatro crianças poderão ter otite pelo menos uma vez até os 3 anos de idade.

Quanto mais expostas aos vírus e bactérias que provocam gripes e resfriados, maiores são as chances da criança ser acometida por uma otite.

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é um dos vírus responsáveis pela bronquiolite em menores de 2 anos de idade. Bebês prematuros correm mais risco de contrair a doença.

A bronquiolite causa febre baixa, tosse seca e secreção nasal. Em casos mais graves, o bebê apresenta chiado na respiração e falta de ar.

A meningite é contagiosa e contraída através das secreções de pessoas infectadas. Pode ser viral ou bacteriana. Em locais fechados a incidência de contaminação é maior.

Crianças em início de idade escolar são mais vulneráveis a ter infecções, que podem ser virais ou bacterianas. Febre alta prolongada, abatimento físico e tosse são os principais sintomas.